Escola Municipal Anne Frank inaugura Jardim Bruna Valeanu em memória de ex-aluna vítima de atentado em Israel
- Gabinete do vereador Flávio Valle

- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Nesta manhã de terça-feira, dia 09, a Escola Municipal Anne Frank inaugurou o Jardim Bruna Valeanu, em homenagem à ex-aluna que perdeu a vida aos 24 anos durante o ataque terrorista ocorrido em Israel em 7 de outubro de 2023. A iniciativa foi do vereador Flávio Valle, prontamente acolhida pelo secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Frente Parlamentar de Combate ao Antissemitismo da Câmara Municipal do Rio e a KKL Brasil (Keren Kayemet LeIsrael).

A cerimônia foi marcada por grande emoção. Crianças do coral da escola realizaram uma belíssima apresentação de violino, que tocou profundamente todos os presentes.
Vereador Flávio Valle:
“A Escola Anne Frank é o lugar certo para aprendermos sobre respeito às diversidades. Educação e cultura são ferramentas poderosas que transformam preconceito em conhecimento e respeito. A alegria de viver de Bruna permanecerá para sempre na memória de todos nós e agora também neste jardim.”
Secretário de Educação Renan Ferreirinha:
“A homenagem a Bruna é também um compromisso da nossa rede em cultivar a memória e reforçar valores de respeito e convivência. A escola é o espaço onde construímos cidadania e combatemos todas as formas de intolerância.”
Suzana Bennesby vice-presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ):
"Parabéns, ao nosso querido vereador Flávio Valle, ao secretário Ferreirinha e também a todos os que se empenharam na escola pela inauguração do Jardim Bruna Valeanu. Coloco a FIERJ sempre junto com vocês na luta contra o antissemitismo e contra o terrorismo! Que este jardim seja uma esperança de dias melhores e que a gente possa semear frutos bons, flores lindas! Que a gente possa colher, no futuro, um mundo com mais paz, com mais tolerância, com mais respeito e amor", disse Suzana.
O diretor da escola, professor Andre Alexandre Barbosa dos Santos, emocionado, lembrou que foi ele quem preencheu a ficha de matrícula de Bruna quando criança, destacando que sua letra estava registrada naquele documento. Ele reforçou o compromisso da escola em seguir contribuindo educacionalmente para o respeito entre os diferentes.
Entre os presentes estavam:
• Vereador Flávio Valle
• Secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha
• Rosa Valeanu, Mãe de Bruna Valeanu
• Suzana Benesby Vice Presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro
• Rafael Azamor representando a KKL Brasil (Keren Kayemet LeIsrael)
• Representantes da WIZO Brasil
• Suzana Teitel, presidente da Naamat Pioneiras
• Shirley London, representando o Lar da Criança Israelita
• Ana Scavarda, diretora pedagógica do Colégio TTH-BARILAN, onde Bruna também estudou no Rio de Janeiro
• Representantes da KKL Brasil (Keren Kayemet LeIsrael)
A inauguração do Jardim Bruna Valeanu reafirma o compromisso da cidade do Rio de Janeiro com a memória, a educação e a luta contra todas as formas de intolerância.





Comentários