Projeto do Executivo que substitui BRT por VLT recebe emenda de Flávio Valle garantindo expansão até Botafogo
- Gabinete do vereador Flávio Valle

- há 3 dias
- 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2025 – O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou a lei que autoriza, mediante parceria público-privada (PPP) na modalidade concessão patrocinada, a substituição do sistema de ônibus articulados (BRT) por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou Veículos Leves sobre Pneus (VLP) nos corredores Transcarioca e Transoeste, além de prever expansões futuras.
O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal em agosto e, durante sua tramitação, recebeu diversas emendas apresentadas pelos vereadores do Rio de Janeiro. Entre elas, destaca-se a Emenda nº 1, de autoria do vereador Flávio Valle, que autoriza a expansão do sistema até o bairro de Botafogo, na Zona Sul.
O texto da emenda estabelece que o Poder Executivo poderá realizar a implantação do VLT ou VLP em Botafogo, desde que observados os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
“Botafogo é um polo cultural e econômico da cidade, e merece estar conectado a esse novo modelo de mobilidade urbana. Nossa emenda garante que a Zona Sul também seja contemplada nesse processo de modernização do transporte público”, afirmou o vereador Flávio Valle.
Além da proposta de Valle, outras emendas aprovadas ampliam o alcance do sistema para a Ilha do Governador e para a Região do Porto e adjacências, contemplando bairros como São Cristóvão, com estações previstas próximas ao Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, BioParque e Quinta da Boa Vista.
O projeto prevê que a implantação, operação e manutenção do sistema sejam realizadas por meio de PPP, garantindo maior eficiência e modernização da infraestrutura de transporte coletivo da cidade.





Comentários